terça-feira, 18 de junho de 2013

TEXTO: A crença na causa da obesidade influencia sua relação com o alimento

Bom dia, Internauta!


     Não se esqueça de se inscrever no Blog do TVC, no meu canal do YouTube (TVCChannelNews), na minha página do Facebook (Thales Coutinho Vlog/Blog) e no meu grupo do facebook voltado á divulgação científica no geral (Evidence-Based Universe).
     Muito obrigado!

====================

A CRENÇA NA CAUSA DA OBESIDADE INFLUENCIA SUA RELAÇÃO COM O ALIMENTO
Thales Vianna Coutinho
Psicólogo (CRP12/10175)
Personal & Professional Coach
thales.coutinho@hotmail.com


     De acordo com um recente estudo aprovado pela "Psychological Science" (mas ainda "in press"), a crença quanto a causa da obesidade pode impactar significativamente no comportamento alimentar do indivíduo e resultar num aumento do seu IMC (Índice de Massa Corpórea).
     Segundo a investigação, aqueles indivíduos que consideram uma "dieta irregular" como sendo a causa da obesidade, tendem a comer menos chocolate, e ter um menor IMC. Já aqueles indivíduos que acreditam que a causa principal da obesidade é a "falta de exercício", comem mais chocolate e possuem um maior IMC.

Gráfico do artigo (McFerran & Mukhopadhyay, in press), mostrando o IMC em relação à crença na "dieta", no "exercício" e em "ambas as coisas" como sendo a causa principal da obesidade.

     Uma das possíveis explicações para essa diferença é que os indivíduos que creem na origem da obesidade como sendo a falta de exercício acabam se descuidando quanto a alimentação, passando a consumir maior quantidade de alimentos calóricos, e acabam engordando significativamente mais.
     De acordo com Anirban Mukhopadhyay, um dos autores do estudo: "esta foi a primeira pesquisa que demonstrou um link entre a crença individual quanto a 'causa da obesidade', e o sobrepeso em si".
     Essa conclusão pode ter, inclusive, uma implicação para as campanhas com finalidade de reduzir os índices de obesidade na população mundial, que devem passar a levar em consideração os impactos dessa convicção pessoal para a modulação do comportamento alimentar.
     Além disso, este estudo também reforça ainda mais a ideia de que nossas crenças regem nosso comportamento.


Referências:
MCFERRAN, B. MUKHOPADHYAY, A. Lay theory of obesity predict actual body mass. Psychological Science, in press.
Beliefs about causes of obesity may impact weight, eating behavior. Disponível em: http://medicalxpress.com/news/2013-06-beliefs-obesity-impact-weight-behavior.html

====================
Tenha um dia PLENO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário