quinta-feira, 10 de outubro de 2013

TEXTO: Da dança, ao sexo

Bom dia, Internauta!


     Não se esqueça de se inscrever no Blog do TVC, no meu canal do YouTube (TVCChannelNews), na minha página do Facebook (Thales Coutinho Vlog/Blog) e no meu grupo do facebook voltado á divulgação científica no geral (Evidence-Based Universe).
     Compre meu livro: "Impressionantes: A Ciência da Primeira Impressão" clicando AQUI.
     Muito obrigado!
====================
DA DANÇA, AO SEXO
Thales Vianna Coutinho
Psicólogo (CRP12/10175)
Personal & Professional Coach


Segundo um artigo publicado hoje, no "EvolutionaryPsychology Journal", mulheres julgam a dança masculina de forma diferente, dependendo da fase do ciclo menstrual em que se encontram. Mas há alguns detalhes a mais nessa história...
Os pesquisadores filmaram 79 homens dançando um ritmo básico. Na sequência, usaram um programa de computador para criar "avatares" desses homens (como na imagem abaixo) e apresentaram para 37 mulheres avaliarem-nos quanto à masculinidade (de zero a 10, quão másculo esse sujeito lhe parece?)


Na sequência, os 10 considerados mais másculos (assim como os 10 considerados menos másculos) foram apresentados a outro grupo de mulheres (n = 23), e cada uma avaliou cada um deles quanto à atratividade (de zero a dez, quão atraente essa pessoa lhe parece?). Elas avaliaram os mesmos homens dançando em dois momentos diferentes, um quando estavam na fase não-fértil, e depois na fase fértil.
Aqueles homens pouco másculos não são avaliados de forma diferente ao dançarem, não importando em que fase do ciclo as mulheres estejam. Porém, os 10 considerados mais másculos foram julgados muito mais atraentes pela mesma mulher, quando estava na fase fértil.
Isso sugere que a dança potencializa ainda mais a percepção da masculinidade dos homens e, na janela de fertilidade (quando as mulheres passam a se importar muito mais com isso) eles são considerados mais atraentes, o que aumenta – inclusive – a chance de sucesso reprodutivo.
Essa foi uma pesquisa preliminar. Os autores concluíram que ainda falta identificar o que exatamente as mulheres percebem diferente nos homens dançando, em função do ciclo menstrual, e se essa percepção é influenciada pela orientação sociossexual delas. Ou seja, será que aquelas que naturalmente preferem relações descompromissadas de curto prazo (estratégia irrestrita) avaliam de forma diferente daquelas que naturalmente preferem relações sólidas e com compromisso (estratégia restrita)?
Essa pesquisa complementa um vídeo que fiz há poucas semanas, intitulado: "A Natureza da Dança". Se ainda não viu, conferira na sequência.



Referência:

CAPPELLE, T. FINK, B. Changes in women's attractiveness perception of masculine men's dances across the ovulatory cycle: preliminary data. Evolutionary Psychology Journal, vol. 11, n° 5, 2013.

NÃO SE ESQUEÇA DE ADQUIRIR MEU PRIMEIRO LIVRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. VEJA O VÍDEO ABAIXO E ENTENDA DO QUE SE TRATA:



Está interessado(a) no serviço de Coaching Baseado em Evidências, através da internet (skype)? Confira ESTE vídeo e saiba o que é e como funciona. Entre em contato!
====================
Tenha um dia PLENO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário