quarta-feira, 14 de agosto de 2013

TEXTO: A Meritocracia da Depressão

Bom dia, Internauta!


     Não se esqueça de se inscrever no Blog do TVC, no meu canal do YouTube (TVCChannelNews), na minha página do Facebook (Thales Coutinho Vlog/Blog) e no meu grupo do facebook voltado á divulgação científica no geral (Evidence-Based Universe).
     Muito obrigado!
====================

A MERITOCRACIA DA DEPRESSÃO
Thales Vianna Coutinho
Psicólogo (CRP12/10175)
Personal & Professional Coach

Pessoas com pouco grau de instrução têm duas vezes mais risco de desenvolver uma depressão ou outros problemas psiquiátricos. No entanto, no último dia 10, Piet Bracke apresentou um trabalho no "108th American Sociological Association Meeting" (108° Encontro da Sociedade Americana de Sociologia) que demonstrou o outro lado da equação.
Ou seja, pessoas com alto nível de instrução também tem maior risco de apresentar transtornos mentais.
Foram analisados mais de 16 mil e 600 funcionários de empresas, com idades entre 25 e 60 anos, em 21 países diferentes da Europa. Concluíram que aqueles "overeducated" (superinstruídos, com mais instrução que o necessário para o cargo ocupado na empresa) tinham um risco bem maior de apresentar a sintomatologia da depressão.
Uma das razões para isso que estas pessoas se sentem frustradas por não serem reconhecidas pelo conhecimento extra. Em suma, os sinais depressivos aparecem quando a melhor instrução não é convertida em um melhor salário e/ou ascensão empresarial.
Piet Bracke, PhD
"Se o retorno econômico da educação cai, afeta a saúde mental de todas as pessoas muito instruídas" disse Piet Bracke, em entrevista à LiveScience.
Todavia, um agravante disso é que em muitos países ocidentais está cada vez mais difícil garantir que aqueles melhor capacitados consigam melhores empregos e, por isso, a tendência à depressão está mais frequente entre os funcionários mais instruídos. Em suma, por quererem ser reconhecidos pelo seu mérito, essas pessoas "overeducated" poderão cair em depressão.
"A nível nacional, se o número de pessoas com educação universitária começar a aumentar, caso não haja um upgrade equivalente quanto ao cargo por ela ocupado na empresa, isso irá deteriorar a saúde mental destes funcionários" conclui o autor da pesquisa.


Referência:
BRACKE, P. PATTYN, E. Overeducation and depressive symptoms: diminishing mental health returns to education. Sociology of Health & Illness, 2014.


Fonte das Imagens:
Meritocracia = http://andremansur.com.br/wp-content/uploads/2013/05/andre_mansur_meritocracia_esta_esquecida_nas_empresas_brasileiras3.jpg
Piet Bracke = http://www.ugent.be/ps/img/vakgroep-sociologie/personeel/personeel-hedera/piet-bracke.jpg

Está interessado(a) no serviço de Coaching Baseado em Evidências, através da internet (skype)? Confira ESTE vídeo e saiba o que é e como funciona. Entre em contato!
====================
Tenha um dia PLENO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário