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Fonte da Imagem:
Starcraft2 = http://artisanplr.com/wp-content/uploads/2012/01/starcraft.jpg
Imagem do jogo "StarCraft II", utilizado nessa pesquisa |
O "REAL-TIME STRATEGY GAME"
(RTS) E O RACIOCÍNIO ESTRATÉGICO
Thales Vianna
Coutinho
Psicólogo
(CRP12/10175)
Personal &
Professional Coach
Investigações
anteriores já concluíram que quando uma pessoa começa a jogar assiduamente
algum tipo de game de ação, aprimora suas funções cognitivas, principalmente a sensibilidade
ao contraste; velocidade de processamento da informação; expansão do campo de
visão e raciocínio lógico-espacial. Além disso, uma faculdade muito estudada
quando se trata de efeito dos jogos sobre o raciocínio é a flexibilidade
cognitiva.
Flexibilidade
Cognitiva é o aspecto da cognição que envolve a coordenação dos recursos
cognitivos, alternando-os entre "baixo nível perceptual" e "alto
nível perceptual" de acordo com a demanda. Ou seja, a capacidade de você
ser flexível quanto ao seu pensamento, valorizando determinado aspecto num
minuto, e outro aspecto no minuto seguinte, conseguindo resolver mais
facilmente problemas complexos. A flexibilidade cognitiva não está restrita a
uma área específica do cérebro, mas é representada por muitos sistemas que
envolvem principalmente o córtex pré-frontal e o parietal superior direito.
O
RTS (Real-time Strategy Game = Jogo de Estratégia em Tempo Real) é o gênero
ideal para estudar o efeito dos jogos no aprimoramento da flexibilidade
cognitiva, uma vez que os RTSs geralmente envolvem a criação, e gerenciamento
de um exército contra o exército inimigo. Para atingir a vitória, o jogador
precisa tomar decisões rápidas, simultâneas, assertivas e em tempo real, além
de controlar a captação e o investimento dos recursos (geralmente ouro e
madeira, utilizados para construir coisas) e atualizar constantemente as
informações sobre o oponente, adaptando sua estratégia bélica à dele, sabendo
explorar com sabedoria suas fraquezas. É mesmo um tipo de jogo bem complexo!
Nesta
pesquisa, publicada semana passada na PLOS ONE, os pesquisadores adotaram o jogo
“StarCraft” (um RTS clássico) e, para conseguir isolar e analisar
especificamente o efeito deste gênero de jogo, eles incluíram The Sims 2 (um
clássico jogo do gênero “simulação”).
Além
disso, eles levantaram a hipótese de que o grau de dificuldade do jogo estaria
relacionado a um possível aumento ainda maior da flexibilidade cognitiva dos
sujeitos. Por isso, adotaram dois modos diferentes para o StarCraft. No primeiro,
o sujeito precisava manejar uma única base, e enfrentar um único oponente. No
segundo, ele controlaria duas bases, e enfrentaria dois oponentes. Todos os
sujeitos da pesquisa eram saudáveis e realizavam uma bateria de testes antes e
depois de ter jogado 40 horas de jogo (lembrando que um grupo jogou 40 horas “The
Sims 2”, outro grupo jogou 40 horas de “StarCraft” na condição 1, e o terceiro
grupo jogou 40 horas na condição 2).
Os
resultados demonstraram que a flexibilidade cognitiva é mesmo uma habilidade
treinável, e que o jogo é uma excelente ferramenta para proporcionar este
treinamento. Porém, o gênero do jogo conta muito. Após as 40 horas de RTS as
pessoas conseguiam potencializar significativamente sua flexibilidade
cognitiva. Este efeito não foi observado naqueles que jogaram “The Sims 2”. Além
disso, conforme a hipótese inicial dos autores, o nível de dificuldade foi
diretamente proporcional ao aprimoramento da flexibilidade cognitiva, ou seja,
os sujeitos da condição 2 tiveram um desempenho nos testes melhor que os
sujeitos da condição 1.
Os
pesquisadores concluíram que o próximo passo será analisar como essa diferença
ocorre no cérebro dos sujeitos, usando para isso técnicas de neuroimagem
funcional que permitam identificar eventuais diferenças na atividade
neurofisiológica dos sujeitos antes e depois das 40 horas de videogame. Além
disso, discutiram a possibilidade de aplicar o recurso do RTS para auxiliar no
tratamento de transtornos fortemente associados a déficits na flexibilidade
cognitiva, como no caso do TDAH e algumas lesões cerebrais.
Referências:
GLASS,
B. MADDOX, W. LOVE, B. Real-time
strategy game training: emergence of a cognitive flexibility trait.
PLoSONE, vol. 8, n° 8, 2013.
Fonte da Imagem:
Starcraft2 = http://artisanplr.com/wp-content/uploads/2012/01/starcraft.jpg
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