segunda-feira, 6 de maio de 2013

TEXTO: Crianças Insensíveis e o Risco da Psicopatia


Bom dia, Internauta!


     Não se esqueça de se inscrever no Blog do TVC, meu canal do YouTube (TVCChannelNews), na minha página do Facebook (Thales Coutinho Vlog/Blog) e no meu grupo do facebook voltado á divulgação científica no geral (Evidence-Based Universe).
     Muito obrigado!

====================
Henry Evans, personagem de Macaulay Culkin em "Anjo Malvado" (1993)


CRIANÇAS INSENSÍVEIS E O RISCO DA PSICOPATIA
Thales Vianna Coutinho
Psicólogo (CRP12/10175)
Personal & Professional Coach

Um artigo publicado na "Current Biology" (na última quinta-feira), demonstrou pela primeira vez que crianças com "Transtorno de Conduta" (clique AQUI para conhecer mais sobre essa patologia) apresentam um embotamento do sistema neural que responde à dor dos outros, fazendo com que elas sejam indiferentes ao sofrimento alheio. Isso as torna mais vulneráveis a se tornarem adultos com Transtorno de Personalidade Anti-Social (psicopatas), pois a psicopatia compartilha a mesma disfunção cerebral.
Participaram desse experimento, 55 meninos com idades entre 10 e 16 anos. Destes, 37 tinham diagnóstico de "Transtorno de Conduta", e 18 não. Para todos, eles apresentaram imagens que simbolizavam alguma situação dolorosa (como prender a mão na porta) ou não (como uma mão abrindo a maçaneta da porta), enquanto era feito o registro da atividade cerebral delas através de Ressonância Magnética Funcional.
Os resultados demonstraram que as crianças com transtorno de conduta apresentam um funcionamento anormal dos circuitos neurais responsáveis pela resposta emocional adequada ao sofrimento alheio (córtex cingulado anterior, ínsula anterior e giro frontal inferior), apresentando a redução da atividade nessas regiões quando visualizam a imagem que remete à dor.
Essi Viding
Segundo Essi Viding, professora da University College London e  principal autora da pesquisa, esta investigação não diz que toda criança insensível ao sofrimento alheio irá se tornar um adulto psicopata, mas mostra que o risco existe. Mais do que isso, mostra também que esta disfunção pode ser revertida com o tratamento adequado, desde que ela seja levada a sério. Neste sentido, esta pesquisa foi muito útil.



Referências:
LOCKWOOD, P. SEBASTIAN, C. MCCRORY, E. HYDE, Z. GU, X. BRITO, S. VIDING, E. Association of callous traits with reduced neural response to other's pain in children with conduct problems. Current Biology, vol. 23, issue 9, 2013.
PAPPAS, S. Psychopathic Traits Seen in Children’s Brains. LiveScience, 02 May 2013. Disponível em: http://www.livescience.com/29261-psychopathic-traits-in-children.html?cmpid=514627


Fonte das Imagens:

Henry Evans - Anjo Malvado = https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPXofMeJhC4-eA5jLpjtDoa4HTHlil3HdoxEdd5cKEDtBPyu5Lievs_F8mXTNaVfX6Nb2P5mgFOTwODRuwtsc930U8m6-tQxpBihP2FodkNGUXINW_5wUqfJEXpzZZP_FneVt8kGmibKo/s1600/Henry+Evans.jpg
Essi Viding = http://gade.psy.ku.dk/2010Aalborg/2200%20Essi%20Viding.jpg


====================
Tenha um dia PLENO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário