domingo, 5 de agosto de 2012

Meus Textos Publicados


Bom dia, Internauta!

     Estou escrevendo este post para divulgar os textos que publiquei em outros locais, tempos atrás.

"O Cérebro nas Nuvens" = texto publicado no blog da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento no dia 31/05/2009. Nele abordei - sucintamente - as bases biológicas do sono e dos sonhos. Clique AQUI para ler o texto.

"Tabagismos Gestacional como fator de risco para o TDAH" = texto publicado no blog da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento no dia 31/05/2009 em referência ao "Dia Internacional da luta contra o Tabagismo". Nele apresentei algumas evidências que acusam a culpa do tabagismo na geração de alguns casos do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Clique AQUI para ler o texto.

"Leitura Neurobiológica da 'Frequencia de Vontade de Fazer Sexo' do Estudo da Vida Sexual do Brasileiro" = texto publicado no blog da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento no dia 31/05/2009. Nele analisei à luz da neurociência, um dos gráficos gerados pela pesquisa da Dra Carmita Abdo. Clique AQUI para ler o texto.

"O que faz o ciúme?: explicações evolucionistas e neurobiológicas para este fenômeno" = texto publicado no blog da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento no dia 31/05/2009. Nele procurei explicar as bases biológicas do comportamento ciumento, e as implicações disso para fazer uma avaliação crítica acerca da análise feita pela mídia nos casos de crimes passionais. Clique AQUI para ler o texto.

"O Riso e o Cérebro" = texto publicado na versão Online do jornal "A Notícia" no dia 27/11/2009. Nele abordei algumas das bases biológicas do riso. Clique AQUI para ler o texto.

"A Síndrome de Amoque veio para ficar?" = texto publicado na versão impressa do jornal "A Notícia" no dia 17/04/2011. Nele fiz uma análise sobre o caso do Atirador de Realengo. Clique AQUI para parte 1, e  AQUI para parte 2.

"Culpar ou não Culpar os Jogos Violentos?" = texto publicado na versão online do jornal "O Globo" no dia 10/05/2011. Nele apresentei algumas evidências que desconstroem o "mito psicológico" acerca da relação direta e causal entre jogos violentos e conduta violenta. Uma versão em inglês desse texto foi analisada e corrigida pelo professor Christopher Ferguson, da Texas A&M University, antes da publicação. Clique AQUI para ler o texto. Caso se interesse, você pode clicar AQUI para ler a versão mais estendida (afinal, ele precisou ser resumido para obedecer aos critérios de publicação do jornal).

"A Natureza do Ciúme: do Zelo ao Crime Passional" = texto publicado na versão Online do jornal "A Notícia" no dia 21/02/2012. Nele analisei a natureza do comportamento ciumento, desde sua manifestação normal à destrutiva, usando como exemplo o caso do julgamento de Lindemberg Alves. Clique AQUI para ler o texto.

Tenha um dia PLENO! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário