domingo, 19 de agosto de 2012

TEXTO: Piriguetes Não Sentem Frio?



PIRIGUETES NÃO SENTEM FRIO?
Por Thales Vianna Coutinho

Estou escrevendo esse texto movido pela conversa que tive com uma conhecida de mais idade que recentemente foi assistir a um show numa casa noturna bastante frequentada pelos joinvillenses, e ficou impressionada ao ver muitas jovens trajando shorts e/ou vestidos extremamente curtos, apesar da temperatura ambiente estar pouco acima dos 10°C. No meio do desabafo indignado ela acabou por reproduzir a famosa piada, cada vez mais frequente na internet, que diz algo do tipo: “Só tem duas criaturas na Terra que não sentem frio, os pinguins e as piriguetes” (para aqueles não familiarizados com o termo, “piriguete” é um substantivo que, em contextos populares, representa mulheres cuja preferência é pela variedade de relacionamentos).
Meu objetivo aqui é discutir – ainda que sucintamente – as bases científicas desse comportamento, e assim poder reduzir o preconceito que existe com relação ao tema.
Antes de tudo é importante esclarecer que, diferentemente da forma como muitos gostam de pensar, nem todos desejam um único amor para a vida toda. A psicologia já identificou a existência de duas estratégias com o objetivo de selecionar parceiros(as). Existe a “Estratégia Restrita”, em que a pessoa está em busca de um grande amor para a vida toda; e a “Estratégia Irrestrita”, em que a pessoa não está interessada em manter um único relacionamento, mas sim variar de parceiro(a) constantemente. Uma estratégia não é melhor, nem pior que a outra, ambas tem vantagens e desvantagens características. O conceito de “piriguete” nos permite concluir que se trata de uma mulher com preferência pela estratégia irrestrita, afinal, a busca pela variedade de relacionamentos (característica das piriguetes) é justamente o que define esta estratégia.
Contudo, para iniciar um relacionamento qualquer é preciso primeiro chamar a atenção da outra pessoa. E as mulheres fazem isso, principalmente, reduzindo o volume de roupa utilizada. Ao descobrir sua pele, as mulheres atraem os olhares masculinos. Foi isso que minha amiga viu naquele dia na danceteria: mulheres (chamadas de piriguetes) usando roupas extremamente curtas com o objetivo de atrair uma maior quantidade de homens.
Mas o que há na danceteria, que parece reunir todas as piriguetes da cidade? Existem evidências demonstrando que os clubes noturnos são ambientes mais propícios para aqueles adeptos da estratégia irrestrita, a grande maioria das pessoas que estão dentro das boates estão justamente buscando essa variedade de parceiros(as). Logo, é perfeitamente natural que as tais piriguetes busquem com frequência este tipo de ambiente que favorece sua estratégia.
Isso nos leva a concluir que, diferente das piadas da internet, as piriguetes sentem frio sim ao dançar com vestido curto numa noite de inverno, porém, “sentir frio” é o preço que elas pagam por estar adotando uma estratégia que há curto prazo irá permitir que ela alcance a felicidade desejada. O fato é que todos nós pagamos o preço pelas atitudes que tomamos, por isso é mais sábio respeitar ao invés de debochar do preço que o outro aceitou pagar por aquilo que ele decidiu. E o respeito vem com o conhecimento, conforme já dizia o grande Anton Chekhov: “A Humanidade só poderá crescer, quando compreender como exatamente é!”.

REFERENCIAS:
1.      COUTINHO, T. A Princesa & O Cafajeste: A Psicologia do Amor. Palestra, 2012. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YPqiBl3G8Kg&feature=context-cha
2.      DURANTE, K. et al. Changes in women's choice of dress across the ovulatory cycle: naturalistic and laboratory task-based evidence. Personality and Social Psychology Bulletin, vol. 34, 2008.
3.      HENDRIE, C. et al. Evidence to suggest that nightclubs function as human sexual display grounds. Behaviour, vol. 146, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário