Muito obrigado!
====================
Fonte das Imagens:
Coração: http://www.ideiasdesobra.com.br/basico%20acrilico%20cx%20coracao%20balinhas.jpg
Nicolas Guéguen: http://nicolas.gueguen.free.fr/Photos/gueguen.jpg
====================
Tenha um dia PLENO!
APELANDO
PARA O CORAÇÃO
Thales Vianna
Coutinho
Psicólogo
(CRP12/10175)
Personal &
Professional Coach
Se você for
proprietário de um restaurante, talvez valha a pena pensar seriamente no
formato do recipiente em que você entrega a conta para seus clientes.
Nicolas Guéguen |
Muitas investigações
prévias da psicologia já identificaram que determinados formatos causam
determinados efeitos sobre o comportamento humano. Eu dediquei um vídeo inteiro
falando sobre o efeito de imagens no formato de olhos para o controle do
comportamento social. Clique AQUI para conferir!
Nessa pesquisa
publicada no último volume da “Journal ofApplied Social Psychology”, o brilhante psicólogo social Nicolas Guéguen demonstrou
o efeito da forma do recipiente em que os clientes de um restaurante recebiam a
conta a pagar, sobre a quantidade de gorjeta que eles deixariam.
Três foram os formatos
oferecidos: 1) de coração; 2) redondo; 3) quadrado.
Ele concluiu que quando
a conta era entregue num recipiente com formato de coração, os clientes
deixavam uma quantia significativamente maior de gorjeta.
Esse é só um dos
exemplos de como a psicologia pode ter uma aplicação simples, sutil e prática,
capaz de aumentar os lucros do seu negócio.
Referência:
GUÉGUEN, N. Helping with all your heart: the effect of
cardioid dishes on tipping behavior. Journal of Applied Social Psychology,
2013.
Fonte das Imagens:
Coração: http://www.ideiasdesobra.com.br/basico%20acrilico%20cx%20coracao%20balinhas.jpg
Nicolas Guéguen: http://nicolas.gueguen.free.fr/Photos/gueguen.jpg
====================
Tenha um dia PLENO!
Gostei muito do link, inclusive do video, parabéns e continue com seu blog Thales!
ResponderExcluir