domingo, 21 de julho de 2013

TEXTO: O Poder da Personalidade

Bom dia, Internauta!


     Não se esqueça de se inscrever no Blog do TVC, no meu canal do YouTube (TVCChannelNews), na minha página do Facebook (Thales Coutinho Vlog/Blog) e no meu grupo do facebook voltado á divulgação científica no geral (Evidence-Based Universe).
     Muito obrigado!

====================


O PODER DA PERSONALIDADE
Thales Vianna Coutinho
Psicólogo (CRP12/10175)
Personal & Professional Coach


Catherine Gale, PhD
Uma pesquisa conduzida por Catherine Gale e publicada no último volume do "Journal ofResearch in Personality", comparou os efeitos longitudinais de dois traços de personalidade, sobre a saúde geral dos indivíduos.
A comparação foi feita, especificamente, entre dois traços de personalidade: extroversão, e neuroticismo. Pessoas mais extrovertidas têm como característica principal serem mais comunicativas e sociáveis, enquanto que as neuróticas são mais emocionalmente instáveis e reservadas.
Eles analisaram os dados obtidos através de um estudo conduzido com mais de 4 mil sujeitos, que fizeram parte do "National Survey for Healthand Development" e haviam preenchido questionários de personalidade no início da década de 60 (com 16 anos) e, de novo, em meados da década de 70 (com 26 anos). Recentemente, muitos dos sujeitos (já com mais der 60 anos) que participaram do estudo inicial foram chamados a preencher um questionário contendo perguntas referentes à situação da sua vida atual.
A investigação concluiu que indivíduos com personalidade extrovertida (já identificada na primeira medição) apresentavam níveis elevados de "bem estar" e "satisfação com a vida" na velhice. Enquanto que os indivíduos com personalidade neurótica apresentavam maior suscetibilidade ao estresse na vida adulta e uma saúde geral mais pobre. Entretanto, a influência do neuroticismo não foi tão direta quanto à da extroversão.
Isso não demonstra que os traços de personalidade sejam determinantes em nossas vidas, mas nos leva a concluir que nossa personalidade é capaz de influenciar (e mesmo, de certa forma, predizer) a qualidade de vida e saúde geral que apresentaremos na velhice.


Referência:

GALE, C. BOOTH, T. MÕTTUS, R. KUH, D. DEARY, I. Neuroticism and Extraversion in Youth predict mental wellbeing and life satisfaction 40 year later. Journal of Research in Personality, in press, 2013.

Fonte das Imagens:
Idosos Sorrindo: http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/files/2013/07/happy1.jpg
Catherine Gale: http://www.ccace.ed.ac.uk/sites/default/files/styles/square_thumbnail/public/catharine20gale.jpg?itok=2zwaEy-K
====================
Tenha um dia PLENO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário