segunda-feira, 22 de julho de 2013

TEXTO: Os Detalhes da Credibilidade Científica

Bom dia, Internauta!


     Não se esqueça de se inscrever no Blog do TVC, no meu canal do YouTube (TVCChannelNews), na minha página do Facebook (Thales Coutinho Vlog/Blog) e no meu grupo do facebook voltado á divulgação científica no geral (Evidence-Based Universe).
     Muito obrigado!

====================

OS "DETALHES" DA CREDIBILIDADE CIENTÍFICA
Thales Vianna Coutinho
Psicólogo (CRP12/10175)
Personal & Professional Coach


     Há alguns dias eu publiquei um vídeo explicando porque algumas pessoas consideram que a psicologia seja uma pseudociência, e porque essa crença não se sustenta (clique AQUI para assistir ao vídeo).
     Uma nova pesquisa, publicada no último volume da "Journal of Applied Social Psychology" pode contribuir para a explicação desse descrédito.
     Aparentemente, o senso comum leva muito em consideração alguns detalhes superficiais da pesquisa, para inferir a sua importância e propriedade científica.
     Esta investigação concluiu que as pessoas, em geral, consideram os tópicos e os equipamentos adotados pelas ciências naturais como sendo mais científicos e importantes que aqueles adotados pelas ciências do comportamento.
     Por isso, se queremos que as pessoas valorizem a psicologia, é preciso esclarecer sobre os instrumentos e o método de coleta e avaliação dos resultados que ela utiliza e demonstrar que eles não são essencialmente diferentes daqueles adotados pelas ciências naturais.


Referência:

KRULL, D. SILVEIRA, D. The stereotyping of science: superficial details influence perception of what is scientific. Journal of Applied Social Psychology, 2013.

Fonte da Imagem:
Laboratório: http://www.gcambiental.com.br/wp-content/uploads/lab.jpg
====================
Tenha um dia PLENO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário