domingo, 28 de julho de 2013

TEXTO: A Comédia e o Cérebro da Criança

Bom dia, Internauta!


     Não se esqueça de se inscrever no Blog do TVC, no meu canal do YouTube (TVCChannelNews), na minha página do Facebook (Thales Coutinho Vlog/Blog) e no meu grupo do facebook voltado á divulgação científica no geral (Evidence-Based Universe).
     Muito obrigado!

====================


A COMÉDIA E O CÉREBRO DA CRIANÇA
Thales Vianna Coutinho
Psicólogo (CRP12/10175)
Personal & Professional Coach

Em meados do ano passado eu realizei uma palestra sobre a “Psicologia da Comédia”. Na ocasião, consegui filmar e disponibilizá-la completa no meu canal do YouTube (TVCChannelNews). Você pode assisti-la clicando AQUI. Lá, entre outras coisas, eu apresento evidências de que homens e mulheres respondem de forma diferente à comédia. Enquanto as mulheres tem uma maior tendência a achar graça nas coisas, os homens tem uma maior tendência a ser engraçados. E isso se dá devido à seleção sexual.
Acontece que há duas semanas foi publicado um artigo na “Social Neuroscience” descrevendo os resultados da primeira pesquisa a identificar que o cérebro de homens e mulheres processam de forma diferente o humor, desde a infância, utilizando como sujeitos de pesquisa crianças e jovens com idades entre 6 e 13 anos.
Os resultados demonstraram que o cérebro das meninas apresenta uma ativação maior de regiões como o córtex temporo-parietal bilateral, mesencéfalo e amígdala durante o processamento de uma cena engraça, o que faz com que elas processem o humor de uma forma muito mais intensa. Os meninos processam a comédia de uma forma diferenciada, não tão fortemente atrelada ao circuito de recompensa. Essa diferença parece não se dever ao aprendizado, mas sim à biologia em si.
Segundo a hipótese da seleção sexual mencionada no primeiro parágrafo, o cérebro feminino está configurado para associar mais fácil, rápido e intensamente a comédia com o prazer, porque o "senso de humor" sempre foi um sinal importante no homem, no momento de selecioná-lo como parceiro.


Referência:

VRTICKA, P. NEELY, M. SHELLY, E. BLACK, J. REISS, A. Sex differences during humor appreciaton in child-siblings pairs. Social Neuroscience, vol. 8, issue 4, 2013.

Fonte das Imagens:
Criança Sorrindo: http://mdemulher.abril.com.br/imagem/familia/galeria/crianca-sorrindo-38055.jpg
====================
Tenha um dia PLENO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário